Um dos nossos focos do Colégio e Curso CPM é o resultado, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental II, passando pelo Ensino Médio, Preparatório para concursos e prévestibulares. Garantir o sucesso na entrada para a faculdade ou aprovação em concursos é um dos principais objetivos que norteiam nossos trabalhos.
Entretanto, as demandas do aluno atual vão além dos conteúdos e resultados, estão atreladas ao que o aluno precisa para se tornar motivado a entender por que deve estudar cada assunto e desenvolver habilidades que permitam solucionar problemas inéditos que aparecem ao longo da vida. Essa cultura de aprendizagem é fundamental para que o aluno obtenha sucesso pessoal e profissional e, indubitavelmente, é um componente-chave para o sucesso da escola moderna
Nossa Missão é desenvolver nossas atividades com base no respeito ao Ser Humano e suas individualidades, entregando nossos serviços com ética e excelência, contribuindo para o crescimento moral e intelectual, possibilitando o alcance do sucesso.
Excelência acadêmica
O Colégio e Curso CPM tem uma proposta de valorizar a qualidade do ensino, por isso propõe um ensino forte,
foco e disciplina. Trabalhamos de forma contextualizada, para que o aluno consiga conectar o que vive ao que estuda. Nossos jovens devem conseguir raciocinar logica e estatisticamente, diferenciando causalidade de
superstição ou correlação. NOSSO PROPÓSITO É FAZER O ALUNO GOSTAR DE ESTUDAR.
Inteligência de vida
É perceptível que o mundo contemporâneo sabe que não basta ter conhecimentos acadêmicos para conseguir
sucesso na vida. É preciso muito mais. Saber se comunicar bem, praticar o autoconhecimento e trabalhar
em equipe são fatores fundamentais para o êxito pessoal e profissional do aluno. Nesse contexto,
desenvolvemos atividades para que as habilidades socioemocionais sejam impactadas positivamente na vida
dos alunos e no ambiente escolar.
Respeito
Sabemos ouvir, valorizamos as diferenças e gostamos de estar juntos.
Entusiasmo
Temos paixão por aprender e somos curiosos. Mobilizamos pelo exemplo e pela alegria com que agimos.
Excelência
Nós nos esforçamos para fazer o nosso melhor em tudo que realizamos. Buscamos nosso
crescimento constantemente.
Responsabilidade
Honramos nossos compromissos e arcamos com as consequências dos nossos atos. Usamos
conscientemente os recursos materiais na nossa escola e no mundo.
Bondade
Somos gentis e sempre dispostos a agir corretamente. Compartilhamos com generosidade nosso tempo e nossas forças
Compreensão – Período da Construção Simbólica.
Nosso currículo do Fundamental 1 se estrutura no diálogo entre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular Brasileira) e o IPC (International Primary Curriculum), um currículo de referência internacional. Além de incorporar objetivos internacionais de qualidade, damos mais um passo no desenvolvimento de habilidades socioemocionais com o currículo do LIV e passamos a fortalecer a construção de um repertório de habilidades e conhecimentos em tecnologia, design de produto, pensamento computacional e letramento digital com o nosso currículo de Creative Tech.
Aprendizagem e Projetos
Trabalhamos com metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem centradas no aluno, utilizando recursos tecnológicos que nos permitem oferecer diferentes formas de acesso ao conhecimento. Usamos a metodologia de projetos como base da aula de Science e, no início de cada projeto, todos os professores da série se reúnem para determinar, de forma integrada e interdisciplinar, como conectar suas aulas com o tema escolhido.
Criatividade
Todo indivíduo é criativo. No entanto, para que a criatividade se desenvolva, é essencial um ambiente familiar
e escolar positivos, abertos ao novo e à experimentação, em que o erro é considerado etapa do processo de
aprendizagem. O aluno Eleva possui múltiplas oportunidades para desafiar seu potencial criativo e é
incentivado por um ambiente de expectativas positivas em relação ao seu desempenho.
Disciplinas Extracurriculares
Música
Robótica
LIV
Psicomotricidade
Xadrez
O processo educativo é norteado pelo CPM, adequando o ritmo de aprendizagem do aluno e possibilitando o alinhamento entre os segmentos e os diferentes componentes curriculares. Acreditamos que o aluno merece uma educação de qualidade, e que o desenvolvimento do senso crítico e autonomia, são componentes importantíssimos para a abertura de portas, favorecendo um novo olhar para educação, visando formar indivíduos ajustados na era da tecnologia e da globalização.
Trabalhar e respeitar a diversidade e pluralidade, desenvolvendo aprendizagem a partir de questões ou situações reais e concretas contextualizadas, onde o aluno aprende a: conviver, negociar, posicionar-se, buscar e selecionar informações, resolvendo conflitos e registrando suas descobertas, acreditamos serem propostas indispensáveis, para que possam Assumir a responsabilidade de perceber-se como aprendiz durante toda vida.
Protagonismo e colaboração
Acreditamos na escola como ambiente propício ao desenvolvimento de um jovem colaborativo e participativo
em sua sociedade. Leituras, filmes, debates e entrevistas são formas de prepará-lo para as questões que
lhe dizem respeito, seja no âmbito familiar, comunitário ou político.
Responsabilidade ética
Do I want to? Can I? Should I?
Quero? Posso? Devo?
Essas são as três perguntas que norteiam nosso comportamento ético. Educar para a responsabilidade ética
é provocar a consciência individual, um exercício constante na família e na escola – foco diário de nosso
trabalho como educadores.
Criatividade
Todo indivíduo é criativo. No entanto, para que a criatividade se desenvolva, é essencial um ambiente familiar
e escolar positivos, abertos ao novo e à experimentação, em que o erro é considerado etapa do processo de
aprendizagem. O aluno Eleva possui múltiplas oportunidades para desafiar seu potencial criativo e é
incentivado por um ambiente de expectativas positivas em relação ao seu desempenho.
Grade 6º ao 9º anos
Matemática,
Português,
Redação,
História Geral e do Brasil,
Geografia Geral e do Brasil,
Ciências (6º a 8º anos),
Física (9º ano),
Química (9º ano),
Biologia (9º ano),
Educação Física,
Inglês,
Artes.
Disciplinas extracurriculares
Oficina de Leitura em Inglês
LIV - Laborátorio de inteligência de vida
Clube da Leitura
O Colégio e Curso CPM inicia em 2022 um novo conceito de Ensino Médio, elaborado a partir da compreensão de que nossos alunos possuem interesse distintos, múltiplas inteligências e diferentes formas de aprender.
Assim, ao considerar a diversidade de profissões e as novas demandas de mercado de trabalho, torna-se necessário um segmento de ensino que trará respostas às necessidades e expectativas dos estudantes, trazendo novos caminhos para construção da trajetória escolar de maneira mais significativa.
O Novo Ensino Médio será ofertado para a 1ª série em 2022, com uma nova organização, na qual os alunos terão uma parte do currículo a todos e outra parte específica, denominada itinerários formativos, em que poderão fazer escolhas. Os itinerários formativos organizam-se em trilhas de aprofundamento, nas mais diversas áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar. Além disso, os alunos poderão escolher as disciplinas Eletivas que desejam cursar voltadas para o mercado de trabalho, complementando o currículo.
Para auxiliar os alunos em suas escolhas, o Projeto de Vida, vem como uma importante base para o Novo Ensino Médio, construindo estratégias para a trajetória escolar dos alunos, de forma segura e assertiva, de acordo com os perfis individuais, desenvolvendo nos estudantes as responsabilidades e autonomia nas suas escolhas.
“Como Humanizar Conhecimentos é Ressignificar Vidas”, com a proposta do Novo Ensino Médio o Colégio amplia as possibilidades da formação integral dos estudantes, potencializando competências essenciais para a vida em um ambiente colaborativo, com metodologias inovadoras e sem perder de vista a garantia na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Concluídos os dois primeiros anos, o aluno chega ao “Terceirão” com metas mais claras. A equipe de profissionais consegue identificar, por meio dos simulados, quais são as áreas de maior aptidão, dessa forma, tem embasamento para ajudar o aluno na escolha do curso de Ensino Superior.
O diferencial de quem estuda no CPM é a sistematização do estudo, o que facilita a assimilação e a fixação dos conteúdos.
O aluno compreende como organizar a rotina para otimizar o tempo, ganhando produtividade e qualidade de aprendizado quando vê o conteúdo em sala de aula e o aprofunda em exercícios. Resumindo, seguimos o lema: aula dada, aula estudada!
O programa de Mentoria do Colégio e Curso CPM tem como objetivo a formação integral do estudante, que passe não somente por questões acadêmicas e de conhecimento teórico e técnico, mas, principalmente, pela dimensão emocional.
No programa, oferecemos momentos de trabalho em grupo ou individuais, onde o aluno é apresentado para técnicas de estudo, de organização e de auxílio ao foco, além de outras ferramentas que o ajudarão no enfrentamento das dificuldades no processo de aprendizagem e no futuro mercado de trabalho. Complementando esse processo, o aluno é desafiado a entrar em contato com suas emoções, pois acreditamos que dessa forma, o aluno se torna mais capaz de identificar seus desafios, equilibrando melhor suas necessidades e possibilidades
Na oficina de leitura de inglês com alunos do Ensino Fundamental (6ª série) e Ensino Médio (até 2ª série), serão desenvolvidas atividades que oportunizem o contato com textos em língua inglesa, desenvolvendo através de técnicas de compreensão, demonstrando aos alunos que por meio de estratégias de leitura é possível inferir as ideias principais do texto. A atividade tem como objetivo instrumentalizar técnicas básicas de leitura, a fim de facilitar a interpretação de textos diversos em língua inglesa, bem como retomar aspectos linguísticos, contribuindo para a aquisição de regularidades através de textos.
O Clube de Leitura no Colégio e Curso CPM tem em sua proposta a ampliação do vocabulário, a melhora da escrita, o desenvolvimento do senso crítico e, também, da criatividade, são apenas quatro dos diversos benefícios trazidos pela leitura. Precisamos incentivar a prática — e facilitar a criação de laços entre os livros, diversos gêneros textuais e os estudantes — trata-se de mais uma das tarefas dos educadores.
O conceito de plataforma de ensino traz inovações para os elementos típicos de um sistema de ensino
tradicional. É uma evolução para sua escola, que contempla um currículo completo, incluindo habilidades
cognitivas e não cognitivas, uso de tecnologia com o objetivo de personalizar o aprendizado, material
didático contextualizado e assessoria pedagógica e operacional dedicada.
Para melhorar continuamente a nossa plataforma de ensino, buscamos sempre aprender o que há de mais
impactante e moderno em educação no mundo e trazer estas experiências para a realidade das nossas
escolas.
Sabe-se que as demandas da educação contemporânea se transformam a todo momento. De um lado, os
alunos buscam entender o porquê de estudar cada conteúdo e solicitam cada vez mais novos recursos
integrados ao aprendizado. Do outro, os professores enfrentam as exigências típicas da profissão – como
lidar com diferentes estilos de alunos e as mais variadas velocidades de aprendizado –, com o desafio
adicional de disputarem espaço com apetrechos eletrônicos cada vez mais atraentes, em um mundo de
múltiplas alternativas para passar o tempo. É claro que a sala de aula precisa acompanhar esse processo.
Para resolver essa questão, fomos buscar o que há de melhor e mais moderno em ensino no mundo, testando
os conceitos em nossas escolas próprias para desenvolver a nossa plataforma de ensino. Criada em um
ambiente de construção coletiva, a Plataforma de Ensino Eleva facilita a vida de educadores parceiros ao
fazer com que eles e os alunos falem a mesma língua e estejam alinhados em anseios e exigências. Por ser
totalmente contextualizada, o aluno que usufrui dela torna-se alguém muito mais preparado não só para o
Enem, mas também para o mercado de trabalho e para a vida.
Nosso material didático destina-se aos Ensinos Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Médio e
Pré-Vestibular. Elaborado nos termos da Lei de Diretrizes e Bases, atende às orientações expressas nas
Diretrizes Curriculares Nacionais e na BNCC e se organiza em módulos, o que facilita a divisão dos assuntos
nas aulas, a execução e o acompanhamento do plano de curso anual. Dois grandes diferenciais são a constante
atualização e a abordagem amplamente contextualizada, que procura responder a perguntas do tipo “Por que
estou aprendendo isso?” e “Qual é a utilidade disso na minha vida?”.
Embora todos saibamos a importância da contextualização do ensino nos dias de hoje, vincular o conteúdo a
aplicações e referências na vida do aluno não é tarefa fácil. Por isso, muitos livros didáticos e professores
acabam por não contextualizar, ou por fazê-lo apenas nos exercícios.
"O curso CPM existe há 13 anos, mas este ano o grande diferencial foi anexar o ensino médio, tornando-se, colégio e curso. E com certeza toda essa situação que estamos passando, o isolamento social, foi de grande surpresa, tanto para nós alunos como para toda a equipe do CPM. Porém, em momento algum a escola deixou de nos dar a assessoria necessária, as aulas continuam em horário normal, entramos na plataforma às 7h30 e só paramos às 12h45, nossa rotina não mudou em nada e nunca parou, nem sequer por uma semana. Contudo, nossas férias vão ser realizadas normalmente em julho. Durante às aulas além do auxílio do professor, podemos contar com a melhor amiga dos alunos, “tia Paula”, que acompanha todas as aulas conosco e nos ajuda em qualquer problema. Com base no que foi dito anteriormente, posso falar com toda a consciência que esse imprevisto que aconteceu com o mundo, não abalou em nada meus estudos e com essa escola eu tenho todo auxílio necessário, o jeito de ensinar é novo e muito gratificante, sem contar as aulas de mentoria que podemos organizar nossa rotina devido a nossa atual situação. Muita gratidão por toda essa equipe! "
Ensino Médio
"Bom, os últimos meses têm sido difíceis para todos, no entanto, sinto que meu processo de aprendizado não foi prejudicado e isso só foi possível devido ao grande empenho da equipe CPM. Sou muito grato a todos os envolvidos para que a educação continue sendo valorizada e possibilitada. Agradeço principalmente a tia Paula, que nos aguenta toda manhã, nos auxiliando em tudo o que precisamos e nos dando puxões de orelha para que continuemos firmes no processo de aprendizado. Realmente os tempos mudaram, mas a educação não pode parar, e é essa continuidade no processo de aprendizado que demonstra a excelência da equipe CPM. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos e esperança de que breve possamos prosseguir presencialmente. "
Ensino Médio
"É de conhecimento de todos que, estamos passando por um momento difícil, todas as escolas interromperam suas atividades, exceto o colégio CPM, que pensando nos alunos não só deu seguimento nas matérias, por meio do google classroom e meet, mas também deram todo apoio possível e impossível aos alunos (experiência própria), tiveram muita paciência com aqueles que não se adaptaram de imediato a todas essas mudanças, é por esse e milhares de outros motivos, que tenho orgulho de dizer que estudo nessa escola, com ótimos professores e funcionários mais do que capacitados. "
Ensino Médio
"O período que estamos vivendo, acredito que esteja sendo uma turbulência para todos, já que é algo que ninguém esperava. Mas o que diferencia o CPM de qualquer outra instituição é o fato de não termos parado em momento algum! Desde o começo de toda a pandemia, nossas aulas continuaram sem nos prejudicar, tanto que teremos férias em julho e o conteúdo foi o mesmo que seria dado em sala de aula, sem atrasar o nosso calendário escolar. Sendo bem sincera, eu acreditava que seria muito prejudicada, já que eu iniciei meus estudos no colégio justamente no período em que a pandemia começou. Era um conteúdo novo, pessoas novas e isso me amedrontou. Mas, não foi o que aconteceu! Recebi total apoio da escola, dos professores e de toda equipe do CPM, em especial a "Tia Paula", que acorda bem cedinho e acompanha nossas aulas na maior alegria possível, auxiliando e nos ajudando quando necessário e, com todo o apoio, em menos de dois meses, consegui acompanhar o ritmo da turma. Agradeço muito a eles pelo apoio, principalmente nesse período de quarentena. As aulas de mentoria é algo excepcional que todo lugar deveria ter! O carinho, a forma como somos tratados e, principalmente, a responsabilidade e organização do colégio é o que mostra o diferencial da equipe CPM. O colégio importa-se principalmente com os objetivos dos alunos. Só tenho a agradecer por iniciar meu ensino médio junto com eles."
Ensino Médio
"Bom, para começar, queria agradecer a todos pela iniciativa do CPM não ser apenas um curso, mas também se tornar um colégio de excelente ensino. De fato, essa situação que estamos passando, o isolamento social, foi uma grande surpresa, tanto para nós alunos como para a equipe do CPM. Porém, em nenhum momento a escola interrompeu suas atividades, dando sempre um auxílio nos estudos, com as aulas sendo assistidas pela plataforma com o horário normal da aula presencial. Nossa rotina nunca mudou nesse tempo todo e nunca parou. Com tudo isso, nossas férias serão mantidas normalmente no mês de julho, como seria na aula presencial. Não posso esquecer também da nossa melhor amiga, a "tia Paula", que sempre acompanha as aulas, sempre puxa nossa orelha quando faltamos ou não entramos em aula e sempre se preocupa com o nosso bem-estar. Não posso me esquecer dos professores também, que sempre nos auxiliam nas dúvidas que temos durante a aula, ou, até mesmo, quando temos dúvida em horários opostos às aulas, eles sempre estão apostos pra nos ajudar, sem contar que eles sempre dão um jeito de tornar as aulas menos cansativas e mais descontraídas para todos. Com tudo isso que aconteceu no mundo, falo que o CPM nunca nos deixou na mão, e nunca atrapalhou os meus estudos. Com eles, eu tenho o auxílio necessário para que, daqui pra frente, não perca o foco nos estudos, sem contar que temos um auxílio no nosso cronograma de estudos e uma ajuda para lidarmos com tudo o que está acontecendo, com as aulas de mentoria. Muita gratidão pela equipe de professores e funcionários ? "
Ensino Médio
"Nós alunos do 1° ano do Ensino médio do Colégio e Curso CPM, estamos muito satisfeitos com a agilidade da metodologia do ensino a distância, com o apoio pedagógico e emocional, por esse momento árduo no qual estamos passando. Professores e funcionários são muito competentes e capacitados, cuidam dos alunos com uma dedicação exemplar. Obrigada equipe CPM!!! "
Ensino Médio
- Secretaria
(19) 3561-1166
(19) 99646-7898
- Financeiro
(19) 99674-4268