Últimas
    Data
  • Letícia Vitória, aprovada na UFSCAR
    03/04/23
  • Fábio Augusto, aprovado na UNESP.
    04/02/23
  • Júlia Alves, aprovada na UNESP.
    04/02/23
  • Aulão Enem Geografia
    24/11/22
  • Aulão Enem Biologia e Química
    24/11/22

Quem somos

Um dos nossos focos do Colégio e Curso CPM é o resultado, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental II, passando pelo Ensino Médio, Preparatório para concursos e prévestibulares. Garantir o sucesso na entrada para a faculdade ou aprovação em concursos é um dos principais objetivos que norteiam nossos trabalhos.

Entretanto, as demandas do aluno atual vão além dos conteúdos e resultados, estão atreladas ao que o aluno precisa para se tornar motivado a entender por que deve estudar cada assunto e desenvolver habilidades que permitam solucionar problemas inéditos que aparecem ao longo da vida. Essa cultura de aprendizagem é fundamental para que o aluno obtenha sucesso pessoal e profissional e, indubitavelmente, é um componente-chave para o sucesso da escola moderna

Missão

Nossa Missão é desenvolver nossas atividades com base no respeito ao Ser Humano e suas individualidades, entregando nossos serviços com ética e excelência, contribuindo para o crescimento moral e intelectual, possibilitando o alcance do sucesso.

Dois pilares

Excelência acadêmica
O Colégio e Curso CPM tem uma proposta de valorizar a qualidade do ensino, por isso propõe um ensino forte, foco e disciplina. Trabalhamos de forma contextualizada, para que o aluno consiga conectar o que vive ao que estuda. Nossos jovens devem conseguir raciocinar logica e estatisticamente, diferenciando causalidade de superstição ou correlação. NOSSO PROPÓSITO É FAZER O ALUNO GOSTAR DE ESTUDAR.

Inteligência de vida
É perceptível que o mundo contemporâneo sabe que não basta ter conhecimentos acadêmicos para conseguir sucesso na vida. É preciso muito mais. Saber se comunicar bem, praticar o autoconhecimento e trabalhar em equipe são fatores fundamentais para o êxito pessoal e profissional do aluno. Nesse contexto, desenvolvemos atividades para que as habilidades socioemocionais sejam impactadas positivamente na vida dos alunos e no ambiente escolar.

Valores

Respeito
Sabemos ouvir, valorizamos as diferenças e gostamos de estar juntos.

Entusiasmo
Temos paixão por aprender e somos curiosos. Mobilizamos pelo exemplo e pela alegria com que agimos.

Excelência
Nós nos esforçamos para fazer o nosso melhor em tudo que realizamos. Buscamos nosso crescimento constantemente.

Responsabilidade
Honramos nossos compromissos e arcamos com as consequências dos nossos atos. Usamos conscientemente os recursos materiais na nossa escola e no mundo.

Bondade
Somos gentis e sempre dispostos a agir corretamente. Compartilhamos com generosidade nosso tempo e nossas forças

Ensino Fundamental I

Compreensão – Período da Construção Simbólica.
Nosso currículo do Fundamental 1 se estrutura no diálogo entre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular Brasileira) e o IPC (International Primary Curriculum), um currículo de referência internacional. Além de incorporar objetivos internacionais de qualidade, damos mais um passo no desenvolvimento de habilidades socioemocionais com o currículo do LIV e passamos a fortalecer a construção de um repertório de habilidades e conhecimentos em tecnologia, design de produto, pensamento computacional e letramento digital com o nosso currículo de Creative Tech.

Aprendizagem e Projetos
Trabalhamos com metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem centradas no aluno, utilizando recursos tecnológicos que nos permitem oferecer diferentes formas de acesso ao conhecimento. Usamos a metodologia de projetos como base da aula de Science e, no início de cada projeto, todos os professores da série se reúnem para determinar, de forma integrada e interdisciplinar, como conectar suas aulas com o tema escolhido.

Criatividade
Todo indivíduo é criativo. No entanto, para que a criatividade se desenvolva, é essencial um ambiente familiar e escolar positivos, abertos ao novo e à experimentação, em que o erro é considerado etapa do processo de aprendizagem. O aluno Eleva possui múltiplas oportunidades para desafiar seu potencial criativo e é incentivado por um ambiente de expectativas positivas em relação ao seu desempenho.

Disciplinas Extracurriculares
Música
Robótica
LIV
Psicomotricidade
Xadrez

Ensino Fundamental II

O processo educativo é norteado pelo CPM, adequando o ritmo de aprendizagem do aluno e possibilitando o alinhamento entre os segmentos e os diferentes componentes curriculares. Acreditamos que o aluno merece uma educação de qualidade, e que o desenvolvimento do senso crítico e autonomia, são componentes importantíssimos para a abertura de portas, favorecendo um novo olhar para educação, visando formar indivíduos ajustados na era da tecnologia e da globalização.

Trabalhar e respeitar a diversidade e pluralidade, desenvolvendo aprendizagem a partir de questões ou situações reais e concretas contextualizadas, onde o aluno aprende a: conviver, negociar, posicionar-se, buscar e selecionar informações, resolvendo conflitos e registrando suas descobertas, acreditamos serem propostas indispensáveis, para que possam Assumir a responsabilidade de perceber-se como aprendiz durante toda vida.

Protagonismo e colaboração
Acreditamos na escola como ambiente propício ao desenvolvimento de um jovem colaborativo e participativo em sua sociedade. Leituras, filmes, debates e entrevistas são formas de prepará-lo para as questões que lhe dizem respeito, seja no âmbito familiar, comunitário ou político.

Responsabilidade ética
Do I want to? Can I? Should I? Quero? Posso? Devo? Essas são as três perguntas que norteiam nosso comportamento ético. Educar para a responsabilidade ética é provocar a consciência individual, um exercício constante na família e na escola – foco diário de nosso trabalho como educadores.

Criatividade
Todo indivíduo é criativo. No entanto, para que a criatividade se desenvolva, é essencial um ambiente familiar e escolar positivos, abertos ao novo e à experimentação, em que o erro é considerado etapa do processo de aprendizagem. O aluno Eleva possui múltiplas oportunidades para desafiar seu potencial criativo e é incentivado por um ambiente de expectativas positivas em relação ao seu desempenho.

Grade 6º ao 9º anos
Matemática, Português, Redação, História Geral e do Brasil, Geografia Geral e do Brasil, Ciências (6º a 8º anos), Física (9º ano), Química (9º ano), Biologia (9º ano), Educação Física, Inglês, Artes.

Disciplinas extracurriculares
Oficina de Leitura em Inglês
LIV - Laborátorio de inteligência de vida
Clube da Leitura

Ensino Médio

O Colégio e Curso CPM inicia em 2022 um novo conceito de Ensino Médio, elaborado a partir da compreensão de que nossos alunos possuem interesse distintos, múltiplas inteligências e diferentes formas de aprender.

Assim, ao considerar a diversidade de profissões e as novas demandas de mercado de trabalho, torna-se necessário um segmento de ensino que trará respostas às necessidades e expectativas dos estudantes, trazendo novos caminhos para construção da trajetória escolar de maneira mais significativa.

O Novo Ensino Médio será ofertado para a 1ª série em 2022, com uma nova organização, na qual os alunos terão uma parte do currículo a todos e outra parte específica, denominada itinerários formativos, em que poderão fazer escolhas. Os itinerários formativos organizam-se em trilhas de aprofundamento, nas mais diversas áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar. Além disso, os alunos poderão escolher as disciplinas Eletivas que desejam cursar voltadas para o mercado de trabalho, complementando o currículo.

Para auxiliar os alunos em suas escolhas, o Projeto de Vida, vem como uma importante base para o Novo Ensino Médio, construindo estratégias para a trajetória escolar dos alunos, de forma segura e assertiva, de acordo com os perfis individuais, desenvolvendo nos estudantes as responsabilidades e autonomia nas suas escolhas.

“Como Humanizar Conhecimentos é Ressignificar Vidas”, com a proposta do Novo Ensino Médio o Colégio amplia as possibilidades da formação integral dos estudantes, potencializando competências essenciais para a vida em um ambiente colaborativo, com metodologias inovadoras e sem perder de vista a garantia na qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Pré-vestibular

Concluídos os dois primeiros anos, o aluno chega ao “Terceirão” com metas mais claras. A equipe de profissionais consegue identificar, por meio dos simulados, quais são as áreas de maior aptidão, dessa forma, tem embasamento para ajudar o aluno na escolha do curso de Ensino Superior.

O diferencial de quem estuda no CPM é a sistematização do estudo, o que facilita a assimilação e a fixação dos conteúdos.

O aluno compreende como organizar a rotina para otimizar o tempo, ganhando produtividade e qualidade de aprendizado quando vê o conteúdo em sala de aula e o aprofunda em exercícios. Resumindo, seguimos o lema: aula dada, aula estudada!

LIV – Laboratório de Inteligência de Vida

O programa de Mentoria do Colégio e Curso CPM tem como objetivo a formação integral do estudante, que passe não somente por questões acadêmicas e de conhecimento teórico e técnico, mas, principalmente, pela dimensão emocional.

No programa, oferecemos momentos de trabalho em grupo ou individuais, onde o aluno é apresentado para técnicas de estudo, de organização e de auxílio ao foco, além de outras ferramentas que o ajudarão no enfrentamento das dificuldades no processo de aprendizagem e no futuro mercado de trabalho. Complementando esse processo, o aluno é desafiado a entrar em contato com suas emoções, pois acreditamos que dessa forma, o aluno se torna mais capaz de identificar seus desafios, equilibrando melhor suas necessidades e possibilidades

Oficina de Leitura de Inglês

Na oficina de leitura de inglês com alunos do Ensino Fundamental (6ª série) e Ensino Médio (até 2ª série), serão desenvolvidas atividades que oportunizem o contato com textos em língua inglesa, desenvolvendo através de técnicas de compreensão, demonstrando aos alunos que por meio de estratégias de leitura é possível inferir as ideias principais do texto. A atividade tem como objetivo instrumentalizar técnicas básicas de leitura, a fim de facilitar a interpretação de textos diversos em língua inglesa, bem como retomar aspectos linguísticos, contribuindo para a aquisição de regularidades através de textos.

Clube da leitura

O Clube de Leitura no Colégio e Curso CPM tem em sua proposta a ampliação do vocabulário, a melhora da escrita, o desenvolvimento do senso crítico e, também, da criatividade, são apenas quatro dos diversos benefícios trazidos pela leitura. Precisamos incentivar a prática — e facilitar a criação de laços entre os livros, diversos gêneros textuais e os estudantes — trata-se de mais uma das tarefas dos educadores.

Plataforma de Ensino Eleva

O conceito de plataforma de ensino traz inovações para os elementos típicos de um sistema de ensino tradicional. É uma evolução para sua escola, que contempla um currículo completo, incluindo habilidades cognitivas e não cognitivas, uso de tecnologia com o objetivo de personalizar o aprendizado, material didático contextualizado e assessoria pedagógica e operacional dedicada. Para melhorar continuamente a nossa plataforma de ensino, buscamos sempre aprender o que há de mais impactante e moderno em educação no mundo e trazer estas experiências para a realidade das nossas escolas.
Sabe-se que as demandas da educação contemporânea se transformam a todo momento. De um lado, os alunos buscam entender o porquê de estudar cada conteúdo e solicitam cada vez mais novos recursos integrados ao aprendizado. Do outro, os professores enfrentam as exigências típicas da profissão – como lidar com diferentes estilos de alunos e as mais variadas velocidades de aprendizado –, com o desafio adicional de disputarem espaço com apetrechos eletrônicos cada vez mais atraentes, em um mundo de múltiplas alternativas para passar o tempo. É claro que a sala de aula precisa acompanhar esse processo. Para resolver essa questão, fomos buscar o que há de melhor e mais moderno em ensino no mundo, testando os conceitos em nossas escolas próprias para desenvolver a nossa plataforma de ensino. Criada em um ambiente de construção coletiva, a Plataforma de Ensino Eleva facilita a vida de educadores parceiros ao fazer com que eles e os alunos falem a mesma língua e estejam alinhados em anseios e exigências. Por ser totalmente contextualizada, o aluno que usufrui dela torna-se alguém muito mais preparado não só para o Enem, mas também para o mercado de trabalho e para a vida.

Material Contextualizado

Nosso material didático destina-se aos Ensinos Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Médio e Pré-Vestibular. Elaborado nos termos da Lei de Diretrizes e Bases, atende às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na BNCC e se organiza em módulos, o que facilita a divisão dos assuntos nas aulas, a execução e o acompanhamento do plano de curso anual. Dois grandes diferenciais são a constante atualização e a abordagem amplamente contextualizada, que procura responder a perguntas do tipo “Por que estou aprendendo isso?” e “Qual é a utilidade disso na minha vida?”.
Embora todos saibamos a importância da contextualização do ensino nos dias de hoje, vincular o conteúdo a aplicações e referências na vida do aluno não é tarefa fácil. Por isso, muitos livros didáticos e professores acabam por não contextualizar, ou por fazê-lo apenas nos exercícios.

Veja o que nossos alunos falam

Telefones para contato

- Secretaria
(19) 3561-1166
(19) 99646-7898

- Financeiro
(19) 99674-4268